Goethe, Steiner e a pedagogia Waldorf
Palabras clave:
Goethe, Rudolf Steiner, Pedagogia WaldorfResumen
Este artigo se propõe a apresentar, de forma sintética, o método científico de Johann Wolfgang von Goethe (1749-1832). Chamado pelo próprio autor de “empiria delicada”, enfatiza a importância da observação dos fenômenos no processo de conhecimento. O texto aborda os conceitos de “tipo”, “metamorfose”, “polaridade”, “intensificação” e o papel central ocupado pelo autodesenvolvimento do pesquisador no método goetheano. Em seguida, discute sua influência na obra filosófica de Rudolf Steiner (1861-1925) e na estruturação de sua proposta educacional, tanto no que diz respeito à concepção de ser humano que a fundamenta, quanto à sua metodologia de ensino. Por fim, é apresentado um breve relato sobre a disciplina “Fenomenologia de Goethe” oferecida no 2º semestre do curso de graduação da Faculdade Rudolf Steiner e sua relevância para a formação dos futuros professores.
Descargas
Citas
AMRINE, F. The metamorphosis of the scientist. In: Goethe’s way of Science: a phenomenology of nature. New York: State University of New York Press, 1998.
BACH, J. Fenomenologia de Goethe e educação: a filosofia de educação de Steiner. Curitiba: Lohengrin, 2017.
FIGUEIREDO, L.C. Matrizes do Pensamento Psicológico. 17.ed. Petrópolis: Ed. Vozes, 2012.
GOETHE, J.W. von. A metamorfose das plantas. São Paulo: Edipro, 2019.
GOETHE, J.W. von. Viagem à Itália. São Paulo: Ed. UNESP, 2017.
GOETHE, J.W. von. Doutrina das cores. 4.ed. São Paulo: Nova Alexandria, 2013.
GOETHE, J.W. von. Ensaios Científicos. São Paulo: Ad Verbum Editorial, 2012.
LINDENBERG, C. Rudolf Steiner: a biography. Great Barrington: Steinerbooks, 2012.
SEAMON, D. Goethe, Nature and Phenomenology: an introduction. In: Goethe’s way of Science: a phenomenology of nature. New York: State University of New York Press, 1998.
SPIEGELBERG, H. The phenomenological movement: an historical introduction. Norwell: Kluwer Academic Publishers, 1994.
STEINER, R. A obra científica de Goethe. São Paulo: Ed. Antroposófica, 1984.
STEINER, R. Linhas básicas para uma teoria do conhecimento na cosmovisão de Goethe. São Paulo: Ed. Antroposófica, 1986.
STEINER, R. A filosofia da liberdade. 3.ed. São Paulo: Ed. Antroposófica, 2000.
STEINER, R. A Arte da Educação – I: o estudo geral do homem – uma base para a pedagogia. 1.ed. São Paulo: Ed. Antroposófica, 1996.
STEINER, R. Minha vida: a narrativa autobiográfica do fundador da Antroposofia. São Paulo: Ed. Antroposófica, 2006.