Goethe, Steiner e a pedagogia Waldorf

Autores

  • Maria Florencia Guglielmo Universidade Federal de São Paulo

Palavras-chave:

Goethe, Rudolf Steiner, Pedagogia Waldorf

Resumo

Este artigo se propõe a apresentar, de forma sintética, o método científico de Johann Wolfgang von Goethe (1749-1832). Chamado pelo próprio autor de “empiria delicada”, enfatiza a importância da observação dos fenômenos no processo de conhecimento. O texto aborda os conceitos de “tipo”, “metamorfose”, “polaridade”, “intensificação” e o papel central ocupado pelo autodesenvolvimento do pesquisador no método goetheano. Em seguida, discute sua influência na obra filosófica de Rudolf Steiner (1861-1925) e na estruturação de sua proposta educacional, tanto no que diz respeito à concepção de ser humano que a fundamenta, quanto à sua metodologia de ensino. Por fim, é apresentado um breve relato sobre a disciplina “Fenomenologia de Goethe” oferecida no 2º semestre do curso de graduação da Faculdade Rudolf Steiner e sua relevância para a formação dos futuros professores.

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Biografia do Autor

Maria Florencia Guglielmo, Universidade Federal de São Paulo

Doutoranda do programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde da Universidade Federal de São Paulo, coordenadora da área de Apoio Pedagógico da Escola Waldorf Rudolf Steiner, docente do curso de graduação em Pedagogia e de pós-graduação da Faculdade Rudolf Steiner, Brasil.

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Publicado

2021-04-09

Como Citar

GUGLIELMO, Maria Florencia. Goethe, Steiner e a pedagogia Waldorf. Revista Jataí, São Paulo, v. 3, p. 79–88, 2021. Disponível em: https://conteudofrs.emnuvens.com.br/revista/article/view/68. Acesso em: 22 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos