Educação e agricultura nas Escolas Waldorf no Brasil
Palavras-chave:
Agricultura, Jardinagem, Pedagogia, agrofloresta e meio ambienteResumo
Este artigo trata da atividade pedagógica do trabalho na terra nas escolas Waldorf. A pesquisa, conduzida por um grupo de professores de escolas Waldorf envolvidos com o tema, procurou investigar alguns aspectos de como a atividade, geralmente denominada de jardinagem, desenvolve-se nas escolas Waldorf. Para isso, contou com o apoio da Federação das Escolas Waldorf no Brasil, que enviou o convite a todas as escolas às quais ela tem acesso. O questionário foi respondido de forma on-line e espontânea por 36 jardins de infância e escolas de todo Brasil. A totalidade das respostas mostrou uma grande diversidade de trabalhos e atividades com os alunos. Muitas das escolas que responderam estão localizadas em área rural ou periurbana e, nestas, especialmente, verificou-se que há um trabalho mais intensivo nesta direção. Nos jardins de infância que responderam, todos os alunos têm regularmente atividades na natureza. Revelou, ainda, estratégias diferentes de envolvimento da comunidade escolar, de relação com agricultores, gestão de resíduos, entre outros. Concluímos que há uma grande riqueza de trabalhos realizados por essas escolas envolvendo o currículo Waldorf, o corpo escolar e a comunidade como um todo neste tema tão urgente. Surgiu, também, no grupo, a inquietação a respeito das escolas que não responderam: qual seria o viés dado ao tema dentro delas? Acreditamos no grande potencial pedagógico e ambiental que o tema possui, merecendo um espaço de destaque nos currículos escolares e nas formações de professores.
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