Educação e agricultura nas Escolas Waldorf no Brasil

Autores

  • Renier Marcos Rotermund Faculdade Rudolf Steiner
  • Michele Sebastião de Melos Escola Waldorf Querência
  • Ana Paula Passaes Galdino Escola Waldorf Angelim
  • João Fernando de Almeida Benedetti Escola Waldorf Novalis
  • Fernando Silveira Franco Universidade Federal de São Carlos

Palavras-chave:

Agricultura, Jardinagem, Pedagogia, agrofloresta e meio ambiente

Resumo

Este artigo trata da atividade pedagógica do trabalho na terra nas escolas Waldorf. A pesquisa, conduzida por um grupo de professores de escolas Waldorf envolvidos com o tema, procurou investigar alguns aspectos de como a atividade, geralmente denominada de jardinagem, desenvolve-se nas escolas Waldorf. Para isso, contou com o apoio da Federação das Escolas Waldorf no Brasil, que enviou o convite a todas as escolas às quais ela tem acesso. O questionário foi respondido de forma on-line e espontânea por 36 jardins de infância e escolas de todo Brasil. A totalidade das respostas mostrou uma grande diversidade de trabalhos e atividades com os alunos. Muitas das escolas que responderam estão localizadas em área rural ou periurbana e, nestas, especialmente, verificou-se que há um trabalho mais intensivo nesta direção. Nos jardins de infância que responderam, todos os alunos têm regularmente atividades na natureza. Revelou, ainda, estratégias diferentes de envolvimento da comunidade escolar, de relação com agricultores, gestão de resíduos, entre outros. Concluímos que há uma grande riqueza de trabalhos realizados por essas escolas envolvendo o currículo Waldorf, o corpo escolar e a comunidade como um todo neste tema tão urgente. Surgiu, também, no grupo, a inquietação a respeito das escolas que não responderam: qual seria o viés dado ao tema dentro delas? Acreditamos no grande potencial pedagógico e ambiental que o tema possui, merecendo um espaço de destaque nos currículos escolares e nas formações de professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renier Marcos Rotermund, Faculdade Rudolf Steiner

Biólogo, Mestre em Urbanismo, ex-professor de jardinagem e ciências na Escola Waldorf Turmalina em Curitiba-PR, professor de Artes Aplicadas na Pós-graduação da Faculdade RudolfSteiner.

Michele Sebastião de Melos, Escola Waldorf Querência

Pedagoga, Licenciada em Letras, Educadora Terapeuta. Professora Waldorf desde 2013, conduz atualmente uma classe em seu 3º ano, na Escola Waldorf Querência, em Porto Alegre.

Ana Paula Passaes Galdino, Escola Waldorf Angelim

Engenheira Florestal, Pedagoga e Mestra em Ciências Ambientais. Professora Waldorf desde 2012. Professora de Classe do 7º ano na Escola Waldorf Angelim, Jundiaí-SP.

João Fernando de Almeida Benedetti, Escola Waldorf Novalis

Biólogo e Mestre em Agroecologia e Desenvolvimento Rural, agroflorestador e professor de agricultura na Escola Waldorf Novalis desde 2015 em Piracicaba, SP

Fernando Silveira Franco, Universidade Federal de São Carlos

Egenheiro florestal, doutorado em Ciências Florestais na área de Agroflorestas, Professor Associado na Universidade Federal de São Carlos e Professor voluntário de Agricultura na Escola Waldorf Aitiara, Botucatu-SP.

Referências

CRIANÇA E NATUREZA. Disponível em: <https://criancaenatureza.org.br/>. Acesso em: 18/06/2021.

EVANS, Fernando; PACÍFICO, Fernando. Mercado de flores ‘renasce’ durante pandemia e projeta faturamento 5% maior em 2020. Portal G1, 2020. Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2020/11/08/mercado-de-flores-renasce-durante-pandemia-e-projeta-faturamento-5percent-maior-em-2020.ghtml>. Acesso em: 16/07/2021.

FAO. Setting up and running a school garden. Food and Agriculture Organization of the United Nations, Rome, 2005. Disponível em: <http://www.fao.org/3/a0218e/a0218e00.htm>. Acesso em: 20/06/2021.

FEWB. Planejamento Territorial das Escolas Waldorf no Brasil. São Paulo, s.d. Disponível em: <http://www.fewb.org.br/territorios.html>. Acesso em: 07/06/2021.

FRANCO, F. S.; ZAHN, F. S.; JOVCHELEVICH, P.; SANINE, P.; SANTOS, M. R. Ecologia de saberes na prática: a experiência da época de agrossilvicultura na Escola Waldorf Aitiara em seu entorno educativo e no Assentamento Horto Bela Vista, Iperó, SP, Cadernos de Agroecologia - Anais do XI CBA, São Cristovão: ABA – Associação Brasileira de Agroecologia, v.15. p.1 – 5, 2020.

LOUV, Richard. A última criança na natureza. São Paulo: Editora Aquariana, 2016.

OLIVEIRA, K. Mercado de flores é aquecido pela busca por tornar a casa mais agradável na pandemia. Disponível em: <https://jornal.usp.br/atualidades/mercado-de-flores-e-aquecido-pela-busca-por-tornar-a-casa-mais-agradavel-na-pandemia/>. Acesso em: 07/07/2021.

RICHTER, T. Objetivo pedagógico e metas de ensino de uma Escola Waldorf. São Paulo: Editora Federação das Escolas Waldorf no Brasil – FEWB, 2002.

STEINER, R. Fundamentos da Agricultura Biodinâmica: vida nova para a Terra. Tradução Gerard Banwart. 3. ed. São Paulo: Antroposófica, 2010.

_______. Três palestras sobre Pedagogia Popular: nova orientação no sentido de uma vida espiritual livre. Tradução Carlos Lira. 1. ed. São Paulo: Hífen Editora e Círculo das Artes, 2019.

_______. A Arte da Educação – I: o estudo geral do homem – uma base para a pedagogia. Tradução Rudolf Lanz. 3. ed. São Paulo: Antroposófica, 2003.

UNESCO. Garden my School. UNESCO Green Citizens, Paris, 2015. Disponível em: <https://www.unescogreencitizens.org/projects/jardiner-mon-ecole/>. Acesso em: 20/06/2021.

Downloads

Publicado

2021-04-09

Como Citar

ROTERMUND, Renier Marcos; MELOS, Michele Sebastião de; GALDINO, Ana Paula Passaes; BENEDETTI, João Fernando de Almeida; FRANCO, Fernando Silveira. Educação e agricultura nas Escolas Waldorf no Brasil. Revista Jataí, São Paulo, v. 3, p. 15–32, 2021. Disponível em: https://conteudofrs.emnuvens.com.br/revista/article/view/75. Acesso em: 12 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos