A inclusão de alunos com deficiência na pedagogia Waldorf

análise da realidade de ex-alunos, famílias e professores

Autores

  • Laila Cristina Morais de Andrade Alves Faculdade Rudolf Steiner
  • Lidiane Cristina Maziero Faculdade Rudolf Steiner

Palavras-chave:

inclusão escolar, Pedagogia Waldorf, Educação Inclusiva

Resumo

No Brasil, a inclusão de alunos com deficiência é assegurada por meio da implementação de políticas públicas após a Declaração de Salamanca em 1994, que foi um marco importante, pois afirma o direito da pessoa com deficiência. Contudo, os alunos ainda enfrentam dificuldades para ter esse direito. A Pedagogia Waldorf fundamenta-se no princípio de compreender o ser humano como um ser harmônico, físico-anímico-espiritual e psíquico, que possui potencialidades que se desenvolvem ao longo da vida. Tal abordagem pedagógica, por se diferenciar das tradicionais, possui, em seu cerne, a inclusão de todos os estudantes em suas diferenças e em suas individualidades. Nesse panorama, este artigo tem como objetivo de investigação compreender como acontece a inclusão de alunos com deficiência na escola Waldorf, na perspectiva da família, do aluno e do professor a partir dos sentidos expressados por pessoas que vivenciam ou já vivenciaram o trabalho educativo nesse contexto. Para esta pesquisa, utilizamos a metodologia de abordagem qualitativa, com entrevistas com professores de escolas Waldorf brasileiras, famílias, alunos e ex-alunos com deficiência maiores de 18 anos. Os resultados da análise das entrevistas realizadas, além de terem demonstrado a eficiência das escolas Waldorf em casos de inclusão, mostraram três ações fundamentais no trabalho com crianças com deficiências: a importância do diálogo e aproximação entre pais, professores e escola, que reforça o processo inclusivo adaptado para cada caso; a necessidade de ajustes no currículo e atividades; e a importância de os professores estarem preparados e trabalharem juntos, para evitar sobrecarga.

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Biografia do Autor

Laila Cristina Morais de Andrade Alves, Faculdade Rudolf Steiner

Aluna do Programa de Iniciação Científica da Faculdade Rudolf Steiner, graduanda do quarto ano de Pedagogia.

Lidiane Cristina Maziero, Faculdade Rudolf Steiner

Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Paulo, professora de LIBRAS e Educação Inclusiva no curso de Graduação em Pedagogia na Faculdade Rudolf Steiner.

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Publicado

2024-03-25

Como Citar

ALVES, Laila Cristina Morais de Andrade; MAZIERO, Lidiane Cristina. A inclusão de alunos com deficiência na pedagogia Waldorf: análise da realidade de ex-alunos, famílias e professores. Revista Jataí, São Paulo, v. 6, p. 225–250, 2024. Disponível em: https://conteudofrs.emnuvens.com.br/revista/article/view/151. Acesso em: 12 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos