O papel da educação para o desenvolvimento da responsabilidade social e dos direitos humanos
Palavras-chave:
Bem-Viver, ética amorosa, Educação humanizadora, transformação socioambientalResumo
O estudo apresentado buscou, por meio de revisão bibliográfica, compreender em que contexto a educação que conhecemos hoje foi edificada, quais são as suas influências predominantes e como se conectam com a escola do século XXI. Conclui-se que a escola e a educação predominantes no século XXI ainda estão arraigadas nas ideias e valores da Revolução Industrial, dando à educação um forte cunho capitalista, não sendo possível preconizar a mudança social desejada e necessária sem antes atualizar a base dos princípios que orientam o processo educativo. Deste modo, percebe-se que a mudança precisa acontecer especialmente nas bases que edificam a ideia de educação e escola, e, para que possa surgir algo realmente novo, faz-se necessário afastar-se das certezas que alicerçaram os dois últimos séculos em relação à produção acadêmica e social de forte cunho capitalista, protagonizada pelo território europeu, e aproximar-se do conceito indígena do Bem-Viver e de uma ética amorosa. Tais conceitos poderiam ajudar a orientar novas bases para uma educação humanizadora, que fomente boas práticas em direitos humanos e ajude na formação de cidadãos mais aptos a assumir suas responsabilidades socioambientais.
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