A perspectiva das pedagogias decoloniais para a formação de professores
Palavras-chave:
colonialidade, interculturalidade, Modernidade, Pedagogias Decoloniais, Pós-colonialismoResumo
Este ensaio dedica-se a apresentar elementos da educação intercultural e de práticas decoloniais relacionados à formação de professores. Foi construído a partir de experiências profissionais pessoais e também de revisão bibliográfica acerca dos seguintes temas: colonialidade, decolonialidade, interculturalidade, multiculturalismo e pedagogias decoloniais. O ensaio propõe-se a ampliar as perspectivas para a formação de professores, bem como a indicar um início de caminho a partir das pedagogias decoloniais.
Downloads
Referências
BALIBAR, E. Raça, nação, classe: as identidades ambíguas. São Paulo: Boitempo Editorial, 2021.
BALLESTRIN, L. América Latina e o giro decolonial. Revista Brasileira de Ciência Política, n.11, Brasília, pp. 89-117, maio - agosto de 2013.
BHABHA, H. The Third Space: interview with Homi Bhabha. In: RUTHERFORD, J. Identity: community, culture, difference. London: Lawrence & Wishart, 1990.
BOLLER, M. Feeling power: emotions and education. Routledge, New York: 1999.
BOURDIEU, P. Esboço da teoria da prática. In: ORTIZ, Renato (org.). Pierre Bourdieu. 2. ed. São Paulo: Ática, 1994. (Grandes cientistas sociais).
CANDAU, M. V. Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. São Paulo: Editora Vozes, 2013.
CUSICANQUI, R. S. Ch’ixinakax Utxiwa: on decolonising practices and discourses. Cambridge: Polity Press, 2020.
DIOP. A. C. Cheikh Anta Diop Par lui-même: Itinéraire, pensées, confidences, opinions et combats. França: Afrikana, 2023.
FANON, F. Pele negra, máscaras brancas. São Paulo: Ubu, 2020.
FOUCAULT, M. A arqueologia do saber. São Paulo: Forense Universitária, 2012.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2019.
GUENDELMAN, C. K. Alteridade e diálogo como elementos constituintes do fazer educativo - um olhar para a perspectiva dialógica. Revista Portuguesa de Pedagogia, vol.52, n. 2, p. 5-18, 2019.
LANDER, E. (org.) A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais, perspectivas latinoamericanas. Ciudad Autônoma de Buenos Aires: CLACSO, 2005. (Colección Sur).
MENEZES, M. P. Corpo preparado, alma protegida: jeitos de cuidar e modos de aprender no crescimento da criança Yudja. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo: 2017. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-30012018-141536/pt-br.php. Acesso em: 20 ago. 2024.
NÚÑEZ, G. Descolonizando afetos: experimentações sobre outras formas de amar. São Paulo: Paidós, 2023.
SHIVA. V. Monoculturas da mente: perspectivas da biodiversidade e da biotecnologia. São Paulo: Global, 2003.
SCHUCMAN, L. Entre o encardido, o branco e o branquíssimo: branquitude, hierarquia e poder na cidade de São Paulo. São Paulo: Veneta, 2020.
STEINER, R. A arte da educação III: discussões pedagógicas. São Paulo: Antroposófica, 2015. (Ga 295).
WALSH, C. Pedagogías decoloniales: práticas insurgentes de resistir, (re)existir e (re)vivir. Equador: Abya-Yala, 2017. (Pensamiento Decolonial).
WALSH, C. Interculturalidad crítica y educación intercultural. In. VIAÑA, J.; TAPIA, L.; WALSH, C. (orgs.). Construyendo interculturalidad crítica. La Paz: Instituto Internacional de Integración del Convenio Andrés Bello, 2009. p. 75-96.