Tecendo um paneiro

o encontro da pedagogia Waldorf com a floresta amazônica

Autores

  • Carla Silva do Carmo Universidade do Estado do Amazonas

Palavras-chave:

Pedagogia Waldorf, Época das chuvas e Verão, Cheia e seca dos rios na Amazônia

Resumo

A Pedagogia Waldorf é complexa e abrangente, está presente em muitos países e localidades. O “Brincando em Casa”, um espaço educativo localizado em Manaus/Amazonas, que desenvolve um trabalho pedagógico inspirado na Pedagogia desde 2018, representa uma semente e a expansão da Pedagogia aos mais diversos contextos. Esse espaço desenvolveu, a partir de estudos e práticas, um calendário anual baseado nas estações e na cultura do Norte do Brasil. Neste relato, conto a experiência do processo de criação de duas épocas específicas, Chuvas e Verão, embasadas no marcante ciclo da cheia e seca dos rios, fenômenos naturais que incidem sobre a vida social e econômica da população. Neste relato, são explicitadas as escolhas que levaram o coletivo do “Brincando em Casa” a adotar um calendário mais próximo de nosso contexto e são descritas algumas das vivências proporcionadas às crianças durante as épocas citadas, além da apresentação de uma síntese de nosso calendário atual. O conceito de ritmo presente na Pedagogia inspira-nos a estar em harmonia com a natureza, as manifestações naturais são diversas ao redor do planeta. O objetivo e a ação do “Brincando em Casa” são permanecer no processo de aprender sobre a floresta e riqueza cultural regional para estarmos cada vez mais próximos de nosso contexto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Silva do Carmo, Universidade do Estado do Amazonas

Mestra em Ciências Humanas e pedagoga, cofundadora do espaço educativo Brincando em Casa em Manaus/AM.

Referências

GIMAEL, Patrícia Couto; AGUIAR, Selma. Infância vivenciada. São Paulo: Paulinas, 2013.

SANTANA, Andreia. Afinal, o que é o inverno amazônico? Amazônia: Universidade Federal Rural da Amazônia, 17 de nov. de 2022. Disponível em: https://novo.ufra.edu.br/index.php?option=com_content&view=article&id=3296:afinal-o-que-e-o-inverno-amazonico&catid=17&Itemid=121. Acesso em: 20 ago. 2024.

SILVA, Zilmar Lima da. Verão e inverno amazônico: perspectiva meteorológica e a percepção dos moradores do município de Manaus/AM. 2022. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Amazonas, Amazonas, 2022. Disponível em: https://tede.ufam.edu.br/bitstream/tede/8747/2/Disserta%C3%A7%C3%A3o_ZilmarSilva_PPGEOG.pdf. Acesso em: 20 ago. 2024.

STIRBULOV, Sandra; LAVIANO, Rosimeire. A arte de educar em família: os desafios de ser pai e mãe nos dias de hoje. São Paulo: All Print Editora, 2015.

ZULUAGA, Mayra Yadiva Ricardo. Nainekü Nae: buengü (crianças) magütá leen los tü (hilos) del espíritu de la selva. 2023. Dissertação (Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas) - Universidade do Estado do Amazonas, Amazonas, 2023. Disponível em: https://pos.uea.edu.br/cienciashumanas/categoria.php?area=DST. Acesso em: 20 ago. 2024.

Downloads

Publicado

2024-03-25

Como Citar

CARMO, Carla Silva do. Tecendo um paneiro: o encontro da pedagogia Waldorf com a floresta amazônica. Revista Jataí, São Paulo, v. 6, p. 77–90, 2024. Disponível em: https://conteudofrs.emnuvens.com.br/revista/article/view/139. Acesso em: 12 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos