A questão social como fundamento da Pedagogia Waldorf

diálogos com o liberalismo igualitário, por uma utopia em construção

Autores

  • Ana Paula Brito Abreu de Lima Comunidade Educativa Pomar

Palavras-chave:

Pedagogia Waldorf, Trimembração do Organismo Social, Liberalismo Igualitário

Resumo

Na Educação Infantil Waldorf, o trabalho humano, especialmente o manual, doméstico e artístico, é vivenciado por professores e alunos, como elemento de suma importância pedagógica. Essa consideração a respeito do trabalho contrasta com a fomentada na sociedade capitalista, o que é apresentado inicialmente neste artigo. Partindo desta constatação, utilizando uma análise textual temática e interpretativa, com a adoção do tipo de pesquisa teórico-bibliográfico e do processo metodológico dedutivo, procura-se: apresentar a importância da imitação, do brincar e, nessas esferas, dos trabalhos primordiais para a Educação Infantil Waldorf; confrontar esses elementos pedagógicos, presentes na educação steineriana, com a realidade do mundo capitalista; abordar ideias e propostas por uma nova ética social, de Steiner, condizentes com os ideais de Liberdade, Igualdade e Fraternidade e com uma ética dos direitos humanos presentes no Liberalismo Igualitário. A realidade retratada tem o trabalho assalariado como algo que se encontra em seu cerne, impedindo que os ideais de Liberdade, Igualdade e Fraternidade se concretizem de maneira global em nossas sociedades. Isso foi diagnosticado por Steiner, em sua proposta de Trimembração do Organismo Social que, apesar de ter sido elaborada no início do século XX, ainda inspira iniciativas capazes de transformar a realidade, como as escolas Waldorf e as associações comunitárias, como a Monte Azul. As iniciativas inspiradas no pensamento de Steiner integram um movimento que contraria, internamente, as bases do sistema capitalista e trazem elementos transformadores da sociedade, consistindo em um projeto de sociedade mais justa, altruísta e solidária.

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Biografia do Autor

Ana Paula Brito Abreu de Lima, Comunidade Educativa Pomar

Professora da Comunidade Educativa Pomar, em Uberlândia-MG, doutora em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria-RS (UFSM).

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Publicado

2021-04-09

Como Citar

LIMA, Ana Paula Brito Abreu de. A questão social como fundamento da Pedagogia Waldorf: diálogos com o liberalismo igualitário, por uma utopia em construção. Revista Jataí, São Paulo, v. 3, p. 145–172, 2021. Disponível em: https://conteudofrs.emnuvens.com.br/revista/article/view/74. Acesso em: 12 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos