Entre nós, mulheres em travessias

escrita de si e autoeducação

Autores

  • Sofia Amorim
  • Jonas Bach Junior

Palavras-chave:

Escrita, Mulheres, Autoeducação, Escrita de si, História da escrita das mulheres

Resumo

Este trabalho apresenta a pesquisa de mestrado em educação, pela UFTM, ainda em andamento, “Entre nós, mulheres em travessias: escrita de si e autoeducação”, a qual busca compreender como ocorre o processo de construção de autoria, a partir da noção de subjetivação, na escrita das mulheres. Para isso, inicialmente, faz-se uma investigação e discussão da história da escrita das mulheres: desde quando as mulheres começaram a publicar até a atualidade. Em seguida, analisa-se o conceito de escrita de si, com base nos estudos da Ética de Foucault, em uma compreensão do processo de subjetivação das mulheres através da escrita, trazendo diversas autoras contemporâneas, as quais dialogam com Foucault na discussão acerca de escrita de si e escrita das mulheres. Dentro da noção da autoria, implica-se, nessa pesquisa, a percepção de autonomia do pensar, desenvolvida por Rudolf Steiner e associada à autoeducação. Para tanto, apresenta-se o pensamento de Steiner, criando uma ponte com pesquisadoras e pensadoras atuais, investigando-se a possibilidade da escrita como ferramenta de autoeducação. Além da parte teórica, esta pesquisa propõe um levantamento empírico, de caráter qualitativo, através do acompanhamento do processo de mulheres que passaram por um curso de escrita. Para isso, utiliza-se das rodas de conversa, metodologia proposta por Cecília Warschauer a partir da noção dialógica de Paulo Freire, e que busca, no encontro coletivo, a troca horizontal entre pesquisadora e participantes, construindo coletivamente o conhecimento. A parte empírica também conta com entrevistas individuais semiestruturadas, as quais permitem a abordagem qualitativa, e com a produção escrita tanto das participantes quanto da pesquisadora por meio de diários, textos individuais e coletivos. A análise dos dados produzidos se dá no viés da cartografia, proposta por Gilles Deleuze e Felix Guattari; a análise se dá, na cartografia, na multiplicação dos sentidos, evidenciando as questões que surgem, sem, necessariamente, apresentar soluções fechadas.

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Publicado

2022-07-24

Como Citar

AMORIM, Sofia; JUNIOR, Jonas Bach. Entre nós, mulheres em travessias: escrita de si e autoeducação. Caderno de Resumos do Congresso, São Paulo, Brasil, v. 2, p. 18–18, 2022. Disponível em: https://conteudofrs.emnuvens.com.br/crc/article/view/275. Acesso em: 19 jun. 2025.