Os contos de fada e o sagrado

uma abordagem para a educação infantil

Autores

  • Anna Carolina de Moraes Ducheski Olimpio

Palavras-chave:

Contos de fada, Contação de história, Sagrado, Nutriente psíquico-anímico, Primeiro setênio

Resumo

O artigo estabelece diálogos entre diferentes abordagens sobre o tema do conto de fadas, cujo objetivo é demonstrar a intersecção desses pontos de vista com os aspectos humanos e humanizadores que este gênero carrega, como, por exemplo, a própria linguagem e as imagens arquetípicas ancestrais que nos permitem enxergar o conto de fadas como sendo algo sagrado, além de simbólico imagético. Com este intuito, estabeleceu-se uma pesquisa bibliográfica que correlaciona e aproxima visões filosóficas, psicológicas e antroposóficas a respeito das narrativas e da narração na Educação Infantil, com o propósito de ampliar o olhar dos educadores contadores de histórias quanto à sua própria relação com os contos de fada chamados de autênticos por Rudolf Steiner e a forma de transmiti-los para as crianças do primeiro setênio em pleno processo de desenvolvimento. Constata-se, a partir das diversas referências, a importância dos contos de fada como nutriente psíquico, no âmbito da psicologia analítica, tal qual alimento anímico no contexto antroposófico, capaz de nutrir todo e qualquer ser humano fazendo-se essencial, assim como o leite materno para a criança na primeira infância.Destacou-se,também,o significativo papel da autoeducação deste educador-contador na criação de vínculos com suas crianças e no apoio à sua formação, desde a escolha dos contos de fada a serem contados, passando por um cultivo interior das imagens contidas no conto escolhido, durante a ambientação, chegando até a contação em si, que deve ser feita, preferencialmente, de coração para coração como um presente sagrado que precisa ser entregue ritualisticamente.

Downloads

Publicado

2022-07-24

Como Citar

OLIMPIO, Anna Carolina de Moraes Ducheski. Os contos de fada e o sagrado: uma abordagem para a educação infantil. Caderno de Resumos do Congresso, São Paulo, Brasil, v. 2, p. 37–37, 2022. Disponível em: https://conteudofrs.emnuvens.com.br/crc/article/view/273. Acesso em: 19 jun. 2025.