Euritmia em uma escola Waldorf
inspirada na pedagogia de emergência e em rituais ancestrais brasileiros
Palavras-chave:
Pedagogia Waldorf, Euritmia, Euritmia Curativa, Pedagogia de Emergência, Brasileiridades na EducaçãoResumo
A volta à modalidade presencial pós-pandemia trouxe a necessidade de facilitar e potencializar os processos nas aulas de Euritmia, para compensar o impacto das aulas on-line e das diversas ameaças à saúde da atualidade. Encontramos propostas interessantes na Pedagogia de Emergência, como o Paraquedas Lúdico, nos rituais ancestrais brasileiros, que contam com cantos ao som do tambor, e na Euritmia Curativa, que trabalha com o ritmo vigoroso entre atividade e descanso. O objetivo deste trabalho é a reflexão sobre a eficiência das ferramentas desenvolvidas para promover saúde, bem-estar e aprendizado integral nas aulas de Euritmia pós-pandemia. Optamos pela metodologia fenomenológica goetheana em 4 etapas: Iniciaremos com a descrição de uma aula representativa em uma Escola Waldorf. Podemos contar com gravações de vídeos, além das observações da professora de classe e dos alunos. Na segunda etapa, será acrescentada a contextualização e a análise dos processos ao longo de um semestre. No terceiro passo, investigaremos as percepções e as reações psicológicas contidas neste exemplo, por meio de depoimentos e entrevistas com alunos, pais e professores. A quarta etapa serve para tirarmos nossas conclusões estritamente baseadas nas três etapas anteriores. Como resultados parciais, tivemos um feedback muito positivo por parte da maioria dos alunos, pais e professores após um ano e meio de experiência com as ferramentas descritas. No entanto, houve questionamentos de alguns colegas sobre as bases curriculares acerca de ferramentas desta pesquisa. Por esta razão, estamos investigando, procurando respostas mais objetivas sobre a eficiência e estrutura adequada das aulas descritas.