Pedagogia Waldorf

um resgate da sua essência para refletir a contemporaneidade

Autores

  • Carolina Rebello da Silva Santos

Palavras-chave:

História, Pedagogia Waldorf, Questão Social, Educação Brasileira

Resumo

Com o intuito de se estimular as forças sociais que deram impulso à criação da Pedagogia Waldorf, como fundamento para a implementação e promoção de uma educação que desperte o interesse pelo mundo e pela humanidade, cuja essência está intrinsicamente ligada ao desenvolvimento integral do ser humano, o presente ensaio aborda o contexto histórico, social e político em que a Alemanha se encontrava à época do nascimento de Rudolf Steiner até a fundação da Escola Livre Waldorf, em Stuttgart. Paralelamente, apresentamos um panorama histórico da educação brasileira, desde os seus primórdios até a contemporaneidade, destacando-se a chegada da Pedagogia Waldorf no país, sua constituição, acesso e abrangência, realizando-se um levantamento sobre a quantidade de Escolas Waldorf brasileiras e quais delas ainda conservam e cumprem, em grande parte, a função social da escola, com os alicerces sociais e universais preconizados por Emil Molt e Rudolf Steiner em 1919, uma vez que, para Steiner, a questão social tornou-se uma questão mundial. Em sequência, abordamos as desigualdades sociais tão profundas e presentes em nosso país, que se agravaram, sobremaneira, no período pandêmico da COVID-19. Neste sentido, pudemos observar que o total de escolas Waldorf existentes no Brasil chega a 262 instituições e apenas 32 delas cumprem essencialmente a função social da escola. Diante dessa realidade, o desafio de nossa época é tornar a pedagogia Waldorf inclusiva à grande parte da população. Como desfecho, resgatamos o cerne da pedagogia Waldorf para trazer renovado sentido à educação. Nesta seara, a relevância do tema em questão se justifica diante da existência de inúmeras e discrepantes desigualdades sociais, econômicas e educacionais brasileiras. Outrossim, o referencial metodológico adotado assumiu o caráter de revisão integrativa narrativa de literatura e pesquisa em bancos de dados e indexadores nacionais que detinham relevância ao tema.

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Publicado

2022-07-24

Como Citar

SANTOS, Carolina Rebello da Silva. Pedagogia Waldorf: um resgate da sua essência para refletir a contemporaneidade. Caderno de Resumos do Congresso, São Paulo, Brasil, v. 2, p. 15–15, 2022. Disponível em: https://conteudofrs.emnuvens.com.br/crc/article/view/266. Acesso em: 19 jun. 2025.