Movimentos corpóreos e sua relação com o desenvolvimento da linguagem na criança
Palavras-chave:
Neurociência, Linguagem, Desenvolvimento, Movimento corpóreoResumo
Esta comunicação é apresentada por um grupo de professoras participantes do Grupo de pesquisa intitulado “Educação na primeira Infância: o desenvolvimento das linguagens na formação das crianças”, com o intuito de estudar e ampliar conhecimentos a respeito da criança em seus primeiros sete anos de vida. O foco principal é o desenvolvimento da linguagem na perspectiva da neurociência e a pergunta inicial que nos moveu foi se existe alguma correlação entre o movimento corporal da criança e o desenvolvimento de sua linguagem. Considerando a complexidade e contínua construção neural da formação da linguagem, consideramos ser essencial a investigação sobre o desenvolvimento dessa habilidade que nos conecta ao outro e ao todo que circunda cada indivíduo. Desta forma, o objetivo deste artigo é investigar o desenvolvimento da linguagem e as descobertas da neurociência na relação entre movimento corpóreo e o ambiente da criança pequena. A metodologia a ser utilizada será a revisão da literatura por meio de bases de dados relevantes tanto para a saúde, quanto para a educação, tendo em vista trabalhos de pesquisa neurocientífica que possam embasar as observações da ciência espiritual desenvolvida por Steiner, articulando diferentes áreas do conhecimento: pedagogia Waldorf, psicologia, fonoaudiologia e neurociência. Embasadas na análise do Método Padovan de Reorganização Neuro funcional e nas pesquisas sobre o conjunto de processos mentais chamados funções executivas, apontamos para um resultado parcial, confirmando que os diversos estágios de desenvolvimento motor refletem o desenvolvimento concomitante do cérebro e que o movimento corpóreo poderá influenciar o desenvolvimento da linguagem da criança.