Os contos de fadas na pedagogia Waldorf
Palavras-chave:
Contos de fadas, Desenvolvimento infantil, Pedagogia WaldorfResumo
Este trabalho pretende investigar a relevância dos contos de fadas na visão de Rudolf Steiner e dentro do currículo Waldorf. Este tema importa, pois os contos contribuem para o desenvolvimento humano, ajudando as crianças a se compreenderem melhor e a compreenderem a vida e o mundo no qual estão inseridas. Os objetivos específicos desta pesquisa são: investigar a concepção de contos de fadas na visão de Rudolf Steiner e na Antroposofia; compreender como essa concepção se relaciona com a educação Waldorf; compreender como os contos de fadas são trabalhados em sala de aula. O trabalho será realizado por meio de pesquisa bibliográfica, com discussão teórica pautada nas obras de Steiner, bem como em reflexões em torno da temática realizadas por Rudolf Lanz, Sueli Passerini e Rudolf Meyer. Também será realizada uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, que ocorrerá em um Jardim Waldorf, localizado na Zona sul da cidade de São Paulo, na qual serão analisados os momentos de narração de histórias pela professora. As observações serão realizadas ao longo de uma semana. Além das observações, serão feitas, também, entrevistas com a professora regente e a diretora da escola. Os dados coletados, assim como os diálogos entre professora e alunos, serão registrados no diário de campo. Para preservar a identidade de todos, os nomes empregados ficarão em sigilo.