Diálogos entre a perspectiva histórica de Steiner e a perspectiva histórica decolonial como contribuição para o ensino de história no ensino médio Waldorf
Palavras-chave:
História, Positivismo, Decolonialidade, Pedagogia WaldorfResumo
O presente trabalho busca construir pontes entre a forma como a História aparece nos apontamentos de Steiner e as formas que os estudos históricos têm assumido nas últimas décadas, particularmente a perspectiva decolonial. O problema central encontra-se na forte presença da ciência histórica positivista, hegemônica no século XIX, nos textos de Steiner, e quais as possibilidades de leitura, na atualidade, que poderiam ultrapassar este referencial. Aponta-se que, a partir da compreensão de Steiner como um homem do século XIX, da compreensão da noção de sintomatologia histórica e da fenomenologia goetheanística, é possível superar a visão positivista reducionista. Feito isso, as possibilidades de diálogo com as construções históricas que retiram a Europa do centro das narrativas e incorporam histórias outras pode ser feita de forma mais orgânica e consequente nos currículos de História das escolas Waldorf.