O ensino de história no ensino médio das escolas Waldorf do Brasil
Keywords:
Rudolf Steiner, Ensino de História, Sintomatologia Histórica, Ensino Médio, Escolas WaldorfAbstract
Trata-se de uma pesquisa qualitativa de viés fenomenológico, cuja natureza é teórico-exploratória e constitui-se num estudo de caso sobre a prática do ensino de História no Ensino Médio das escolas Waldorf a partir do seguinte problema de pesquisa: quais as relações da prática pedagógica dos(as) professores(as) de História do Ensino Médio das escolas Waldorf do Brasil com o pensamento pedagógico de Rudolf Steiner? Dessa forma, tivemos como objetivo geral investigar a relação entre a prática pedagógica dos(as) professores(as) de História do Ensino Médio das escolas Waldorf do Brasil e o pensamento pedagógico de Rudolf Steiner. Neste sentido, estudamos as considerações de Steiner sobre a História em dois momentos específicos, em 1886, quando estava inserido no ambiente acadêmico, e, posteriormente, entre 1917 e 1918, quando propôs a abordagem da história por uma sintomatologia histórica. Identificamos, nessas suas considerações, um direcionamento para a autoeducação do(a) pesquisador(a), num diálogo entre sua fenomenologia e questões teóricas do campo da História, tendo em vista seu projeto educacional de formação humana. Depois, pensamos as decorrências das orientações educacionais de Steiner para o ensino de História na atualidade. Dessa forma, organizamos indicadores teóricos para a construção do material empírico, a partir de entrevistas semiestruturadas com os(as) professores(as) do ensino de História no Ensino Médio das escolas Waldorf e, em seguida, desenvolvemos as entrevistas. A partir da análise de conteúdo sobre o material empírico construído, tivemos como resultados a construção de duas categorias de análise: (i) a metamorfose consciencial dos(as) professores(as), a partir do contato com a escola Waldorf, na qual discutimos a virada biográfica na compreensão da própria docência dos(as) entrevistados(as), a partir desse contato; e (ii) a perspectiva de um ensino de História “vivo” e a ênfase docente em “momentos da aula”, na qual analisamos as compreensões dos(as) docentes sobre a tarefa educacional na escola Waldorf.