A redescoberta do brincar livre
Keywords:
Aprender, Ensinar, Jardim, Brincar livreAbstract
Imagine-se ser capaz de suspender o tempo. Como seria possível já que vivemos em um mundo tão acelerado? A criança consegue encontrar esse espaço quando não tem nada para fazer, mas tempo de sobra e, então, surge o brincar livre. Ao longo da minha experiência como professora e mãe, refleti sobre a “forma correta” de proporcionar ambientes brincantes, hoje entendo esse olhar como a “forma respeitosa” de preparar o espaço e o tempo que a criança necessita para brincar. Surgiram perguntas que me levaram a ler, observar e resgatar vivências da minha própria infância e das crianças que fizeram parte da minha trajetória profissional. O que é o novo quando se fala em brincar? O que o brincar livre na primeira infância desenvolve? E, afinal, o que é o brincar livre? O estudo partiu do olhar antroposófico para a organização corpórea do ser humano, o desenvolvimento dos sentidos inferiores, as fases do brincar até chegar à compreensão de como ele acontece nos jardins de infância Waldorf. A pesquisa foi necessária para se conquistar maior consciência nas escolhas e os desafios do dia a dia foram fundamentais e me ensinaram o ideal e o possível. Com esse percurso, também pude aprender a acolher as faltas com leveza e valorizar as conquistas e novos hábitos. Tenho o prazer de compartilhar este caminho de autoeducação, autoconhecimento ou como o próprio título diz de redescoberta do brincar livre, com aqueles que se interessam por este tema tão presente na vida de quem é educador da criança pequena.