Levantamento bibliográfico de trabalhos acadêmicos com abordagem das propostas de Rudolf Steiner em banco de dados nacionais
Keywords:
Levantamento Bibliográfico, Rudolf Steiner, Pedagogia WaldorfAbstract
Com o propósito de evidenciar e incluir a abordagem filosófica e educacional de Rudolf Steiner na área da Educação, esta pesquisa se fez como levantamento bibliográfico de obras acadêmicas que dialogam com a Pedagogia Waldorf, em bancos de dados nacionais e digitais e publicadas desde os anos 2000. A busca foi feita usando palavras-chave como "Pedagogia Waldorf", "Antroposofia" e "Rudolf Steiner". Assim, foi criado um banco de dados de fácil acesso para todos que queiram encontrar trabalhos que tenham respaldo acadêmico sob o tema da Pedagogia Waldorf. Reuniram-se, então, 97 artigos, 66 dissertações e 16 teses, oferecendo, assim, um referencial para estudo e apoio em pesquisas. Este artigo tem como objetivo apresentar experiências sobre processos e procedimentos para realização de um levantamento bibliográfico por meio do relato de experiência e analisar dados como temas recorrentes, temas com poucas produções, temas dentro da educação, relações de tempo e espaço de publicação etc., com utilização de gráficos. Assim, este trabalho possibilita que mais estudantes da área da Educação tenham acesso e conhecimento sobre as propostas de Rudolf Steiner, visto que, ainda hoje, no Brasil, esta abordagem é pouco conhecida e reconhecida nas universidades. Este trabalho é resultado de uma investigação institucional apoiada pelo Instituto Mahle e pela Faculdade Rudolf Steiner e que possibilita perceber as diversas contribuições, impactos e potência que a pedagogia Waldorf tem a oferecer aos profissionais da educação e, consequentemente, às crianças.