Levantamento bibliográfico de trabalhos acadêmicos com abordagem das propostas de Rudolf Steiner em banco de dados nacionais

Authors

  • Clara Ribeiro Jardim
  • Maria Auxiliadora Fontana Baseio

Keywords:

Levantamento Bibliográfico, Rudolf Steiner, Pedagogia Waldorf

Abstract

Com o propósito de evidenciar e incluir a abordagem filosófica e educacional de Rudolf Steiner na área da Educação, esta pesquisa se fez como levantamento bibliográfico de obras acadêmicas que dialogam com a Pedagogia Waldorf, em bancos de dados nacionais e digitais e publicadas desde os anos 2000. A busca foi feita usando palavras-chave como "Pedagogia Waldorf", "Antroposofia" e "Rudolf Steiner". Assim, foi criado um banco de dados de fácil acesso para todos que queiram encontrar trabalhos que tenham respaldo acadêmico sob o tema da Pedagogia Waldorf. Reuniram-se, então, 97 artigos, 66 dissertações e 16 teses, oferecendo, assim, um referencial para estudo e apoio em pesquisas. Este artigo tem como objetivo apresentar experiências sobre processos e procedimentos para realização de um levantamento bibliográfico por meio do relato de experiência e analisar dados como temas recorrentes, temas com poucas produções, temas dentro da educação, relações de tempo e espaço de publicação etc., com utilização de gráficos. Assim, este trabalho possibilita que mais estudantes da área da Educação tenham acesso e conhecimento sobre as propostas de Rudolf Steiner, visto que, ainda hoje, no Brasil, esta abordagem é pouco conhecida e reconhecida nas universidades. Este trabalho é resultado de uma investigação institucional apoiada pelo Instituto Mahle e pela Faculdade Rudolf Steiner e que possibilita perceber as diversas contribuições, impactos e potência que a pedagogia Waldorf tem a oferecer aos profissionais da educação e, consequentemente, às crianças.

Published

2022-07-24

How to Cite

JARDIM, Clara Ribeiro; BASEIO, Maria Auxiliadora Fontana. Levantamento bibliográfico de trabalhos acadêmicos com abordagem das propostas de Rudolf Steiner em banco de dados nacionais. Caderno de Resumos do Congresso, São Paulo, Brasil, v. 2, p. 44–44, 2022. Disponível em: https://conteudofrs.emnuvens.com.br/crc/article/view/262. Acesso em: 19 jun. 2025.