Egressos de escolas Waldorf no Brasil

uma abordagem quantitativa

Authors

  • Bianca Jamel El Bacha
  • Cynthia Minne Schauff Ringel
  • Nathan Zílio Sakamoto
  • Cristiane Del Nero Velasco
  • Maria Auxiliadora Fontana Baseio Faculdade Rudolf Steiner
  • Marcelo Rito Faculdade Rudolf Steiner
  • Lourdes Ana Pereira Silva Faculdade Rudolf Steiner

Keywords:

Egressos, Pesquisa quantitativa, Escolas Waldorf, Pedagogia

Abstract

Idealizada por Rudolf Steiner, a Pedagogia Waldorf desenvolve iniciativas de educação e cidadania, cujas bases até hoje têm sido trabalhadas ao redor do mundo. Sua epistemologia e possibilidades de prática pedagógica podem sinalizar um caráter impactante na identidade daqueles que a vivenciam. Esta pesquisa tem, por objetivo, conhecer a visão de mundo de egressos/ex-alunos das Escolas Waldorf no Brasil, a partir de questões que englobam diversos aspectos do ser humano, a fim de analisar os impactos da Pedagogia Waldorf em suas trajetórias e escolhas de vida. Assim, a questão que move esta investigação é: de que modo as experiências vivenciadas na Pedagogia Waldorf impactaram na visão de mundo de seus egressos/ex-alunos? Utilizamos a abordagem quantitativa, realizada com ex-alunos e egressos de escolas Waldorf. O presente trabalho estabelece a distinção entre o termo ex-aluno e egresso para operacionalizar o núcleo das intenções, qual seja: especular se a passagem por escola Waldorf teve impacto central ou parcial na constituição do processo identitário do sujeito da pesquisa. Ao coletar os dados brutos do questionário quantitativo, foi realizada análise cruzada para caracterizar os participantes, cotejando cada uma das variáveis com a identificação egresso ou ex-aluno em uma base de 375 pessoas, para averiguar se há algum parâmetro que os distingue. Observou-se que o perfil do egresso é de alguém que participou/participa mais em projetos sociais como voluntário; e, mais do que os ex-alunos, os egressos consideraram que seu passado escolar influencia sua atual espiritualidade. O material coletado e analisado nesta pesquisa tem potencialidade para beneficiar a comunidade Waldorf - alunos, educadores, pesquisadores, pais, - e outras comunidades escolares ou não, ao tornar claras e visíveis cientificamente as possíveis contribuições da Pedagogia Waldorf para a formação dos alunos oriundos dessa proposta pedagógica.

References

Esta comunicação refere-se a resultado parcial da pesquisa Egressos de escolas Waldorf no Brasil: narrativas e experiências, que está sendo coordenada pelos professores Maria Auxiliadora Fontana Baseio; Marcelo Rito; Lourdes Ana Pereira Silva, com apoio da Faculdade Rudolf Steiner e do Instituto Mahle.

Published

2022-07-24

How to Cite

BACHA, Bianca Jamel El; RINGEL, Cynthia Minne Schauff; SAKAMOTO, Nathan Zílio; VELASCO, Cristiane Del Nero; BASEIO, Maria Auxiliadora Fontana; RITO, Marcelo; SILVA, Lourdes Ana Pereira. Egressos de escolas Waldorf no Brasil: uma abordagem quantitativa. Caderno de Resumos do Congresso, São Paulo, Brasil, v. 2, p. 43–43, 2022. Disponível em: https://conteudofrs.emnuvens.com.br/crc/article/view/260. Acesso em: 19 jun. 2025.