Corpo-casa da dança em processos educativos com barro
Keywords:
Dança, Intergeracionalidade, Manifestações Populares Tradicionais, Princípios do Movimento, Experiência EducativaAbstract
A dissertação Corpo-casa: dança, manifestações populares tradicionais e percurso educativo com barro foi constituída pelas práticas em dança com barro desenvolvidas no percurso de formação e atuação artística pedagógica da autora, fundamenta esta proposição de síntese nomeada Corpo-casa da Dança em Processos Educativos com barro. O encontro com a história dos trabalhadores de mutirão para a construção de casas de pau-a-pique e de sua relação com a Dança do Coco Alagoano, que associei ao trabalho com argila desenvolvido com crianças, jovens e adultos na construção do Corpo-casa, será compartilhado enfatizando o primeiro pilar, dos três pilares que sustentaram esta arquitetura corporal proposta: os Fundamentos da Educação, dos estudos de Rudolf Steiner acerca da Antroposofia, foco da Pedagogia Waldorf; as Manifestações Populares Tradicionais do repertório selecionado de danças e brincadeiras da infância, relacionadas com o Coco Alagoano; e os Princípios do Movimento identificados em estudos de Rudolf Laban e Béziers-Piret, sobre as camadas do corpo. O pilar da educação vem sob a perspectiva das forças fundantes que regem a pedagogia Waldorf, reconhecida como arte de educar a criança, e atenta às suas necessidades em cada ciclo. No barro pisado, a unidade corporal se torna esfera e arredonda o mundo, tornando-o mais sensível, uma aproximação do pensamento de Gaston Bachelard (1993), ao dizer que tudo que é redondo convida à carícia. A versão resumida no youtube (https://youtu.be/i9rlhVjTzew) das práticas realizadas permitiram a defesa do conceito Corpo-casa por mim criado, será compartilhada com foco no relato de experiência da vivência “Sete encontros em família”, como exemplo dessa construção realizada em praça e para um grupo intergeracional. O objetivo da comunicação é compartilhar pesquisa acadêmica e experiência em dança, educação e manifestações populares tradicionais. A metodologia constitui-se de relato de pesquisa e experiência com apresentação de vídeo de um dos encontros da vivência “Sete encontros em família”.