Sentidos da inclusão de alunos com deficiência na pedagogia Waldorf
um estudo na perspectiva histórico-cultural
Keywords:
Inclusão escolar, Pedagogia Waldorf, Teoria Histórico CulturalAbstract
No Brasil, a inclusão de alunos com deficiência é assegurada por meio de políticas públicas após a Declaração de Salamanca em 1994, que foi um marco importante, pois afirma o direito da pessoa com deficiência. Contudo, os alunos ainda enfrentam dificuldades para ter esse direito, quando o assunto é a inclusão. A Pedagogia Waldorf fundamenta-se no princípio de compreender o homem como um ser harmônico, físico-anímico-espiritual, portador de potencialidades que vão se desenvolver ao longo da vida. Tal abordagem pedagógica, por se diferenciar das metodologias tradicionais, possui em seu cerne a inclusão de todos os estudantes em suas diferenças e em suas individualidades. Nessa perspectiva, esse projeto tem como objetivo, investigar como acontece a inclusão escolar de estudantes com deficiência em escolas de Pedagogia Waldorf na perspectiva de seus usuários. Para esta pesquisa, será adotada a metodologia de abordagem qualitativa, com entrevistas com professores de escolas Waldorf brasileiras, famílias, alunos e ex-alunos com deficiência maiores de 18 anos. A fundamentação teórica será conduzida a partir da teoria histórico-cultural de Vygotsky e colaboradores.