Imagens do engolimento no faz de conta da primeira infância
a brincadeira como rito de passagem
Keywords:
Imaginário, Motivo do Engolimento, Educação Infantil, Brincadeiras de Faz de Conta, Narrativas de Tradição OralAbstract
O tema mítico do engolimento é recorrente em narrativas de tradição oral. Conforme Joseph Campbell (2002), a jornada do herói ou o conceito de monomito corresponde ao modelo comum da aventura humana presente nas mitologias dos mais diversos povos, sendo o motivo do engolimento um de seus estágios: a passagem pelo limiar mágico que separa o conhecido do desconhecido. Esta travessia relaciona-se aos ritos de iniciação a uma esfera de renascimento, gestado no retorno ao útero. A presente pesquisa busca investigar o motivo da simbologia recriada nas brincadeiras infantis espontâneas, apresentando um conjunto de narrativas brincadas por crianças e recolhidas pela pesquisadora em sua experiência com Educação Infantil. Como recurso argumentativo, pretende-se fazer uso de algumas narrativas de tradição oral que apresentam imagens do engolimento, refletindo sobre a importância do brincar livre como direito humano; o papel do educador que atua a partir das linguagens do brincar, desenvolvendo uma escuta sensível para o universo da infância; a função humanizadora da arte de contar histórias, inserida nas linguagens do brincar. A partir de uma abordagem qualitativa, será adotada a metodologia de pesquisa narrativa ou história de vida, assim como a perspectiva interdisciplinar, colocando em diálogo os estudos do imaginário desenvolvidos por Gilbert Durand, Joseph Campbell e Mircea Eliade, e os princípios inovadores que fundamentam as escolas de Educação Infantil onde as experiências foram vividas – diálogo este que permitirá fundamentar a hipótese de que as brincadeiras observadas estariam cumprindo a função de ritos de passagem.