Educação sexual nas escolas Waldorf
um olhar para o terceiro setênio
Keywords:
Educação sexual, Terceiro setênio, Ensino Médio, Antroposofia, Pedagogia WaldorfAbstract
A educação sexual é assunto cada dia mais presente e necessário na sala de aula, principalmente no Ensino Médio. O contexto social atual traz novos desafios a cada dia e uma educação sexual saudável deve ser objetivo de todo educador, buscando equilíbrio para todos os âmbitos do ser humano: físico, anímico e espiritual. Se a abordagem for superficial, focando apenas na fisiologia, higiene e prevenção de infecções sexualmente transmissíveis, ela se torna incompleta e desinteressante para o aluno. Especialmente nas escolas Waldorf, esse tema deve ser embasado profundamente na Antroposofia, sem desconsiderar o contexto social atual. Para que se possa trabalhar com coerência este assunto nas escolas Waldorf, é necessário um olhar aprofundado sobre o que a Antroposofia tem a dizer sobre a sexualidade humana. Esse olhar da Antroposofia é profundo e espiritual, sem deixar de ser aplicável ao contexto moderno. Traz apoio e equilíbrio para que se possa lidar com os desafios impostos pela sociedade hoje, materialista e virtualizada, que afasta o ser humano de um equilíbrio em todos os âmbitos e atinge especialmente os jovens, que estão passando por todas as transformações físicas e anímicas da puberdade nesse momento de desequilíbrio social e espiritual do mundo atual. Por meio de revisão bibliográfica e discussão, o presente trabalho buscou contextualizar o ensino da sexualidade humana para o terceiro setênio nas escolas Waldorf, assim como propor caminhos para que os professores possam desenvolver suas aulas sobre o tema apoiados na Antroposofia e na Pedagogia Waldorf, sem fugir das questões importantes que existem hoje. Essas questões, embora não existissem na época de Rudolf Steiner, podem ser endereçadas com muita precisão sob o olhar da Antroposofia.