O desenvolvimento da linguagem na primeiríssima infância
Keywords:
Primeiríssima Infância, Desenvolvimento, LinguagemAbstract
A aquisição da linguagem não é simplesmente a aquisição de uma função, ou uma imitação, mas, verdadeiramente, a formulação de todo um mundo interrelacional, a instauração de uma ponte entre o mundo interno e externo, entre o eu e o outro que ajuda a estabelecer o sentido de si mesmo, isto é, a constituição do sujeito. O desenvolvimento da fala vem sendo associado, por meio de diversos estudos, a condições sociais e de escolaridade dos pais, que dificultam o desenvolvimento infantil. Repetição transgeracional de situações que oferecem risco social, tais como privação econômica, desnutrição, exposição à violência e falta de assistência médica e de segurança. A Educação Infantil oferece a possibilidade de transformação social, na medida em que pode possibilitar um melhor desenvolvimento da linguagem, da interação social e do desenvolvimento cognitivo ao interromper o círculo vicioso que perpetua o risco social e a pobreza. Neste cenário, o desenvolvimento da linguagem tem um papel muito importante e significativo. A atual pesquisa é motivada pela pergunta: de que forma os profissionais que atuam em Centros de Educação Infantil (CEIs) aqui no Brasil se comunicam e interagem com as crianças que ainda não desenvolveram a comunicação oral? Foi realizado trabalho de campo a fim de observar a interação verbal entre a professora e as crianças pequenas de 0 a 3 anos em São Paulo – SP e Monte Carmelo – MG. As professoras foram convidadas a preencher questionário registrando o desenvolvimento da oralidade e da comunicação verbal dos bebês e crianças pequenas atendidas por elas. Foram realizados encontros formativos com as professoras com o objetivo de despertar a atenção para a importância do cultivo do diálogo e do desenvolvimento da linguagem desde a mais tenra idade. Os dados levantados estão sendo analisados e organizados.