A linguagem na educação infantil em contexto de pandemia
Keywords:
Educação Infantil, Linguagem, Políticas PúblicasAbstract
Nesta pesquisa, buscaremos conhecer as mudanças geradas sobre as práticas pedagógicas na Educação Infantil no contexto da pandemia do Coronavírus. Partiremos do perfil sócio-histórico da constituição da Educação Infantil no Brasil, a fim de apreendermos as etapas que levaram à sua formação, tendo como fio condutor as políticas públicas. Conhecendo as concepções que nortearam esta construção, poderemos evidenciar os pilares que a sustentam e constituir um panorama sobre ações que levaram a Educação Infantil a ser compreendida como etapa da Educação Básica. A partir desta compreensão, investigaremos quais as mudanças e os impactos gerados na prática pedagógica no período de 2020 a 2021, ápice da pandemia da Covid-19. Utilizaremos como base desta pesquisa os protocolos de cunho oficial-pedagógico-sanitário, publicados na cidade de São Paulo neste período. O objetivo desta investigação é promover uma compreensão acerca do modus operandi consolidado, em termos legais, na Educação Infantil, das influências que as alterações impostas pela pandemia exerceram na prática pedagógica, sobretudo no que se refere ao trabalho realizado com objetivo de promover o desenvolvimento da linguagem em crianças nesta fase da vida. Para realização deste trabalho investigativo, utilizaremos abordagem qualitativa (LUDKË&ANDRÉ, 1986) para proceder com o tratamento dos dados. Com base na revisão bibliográfica sobre o tema (FREITAS&BICCAS, 2009; NASCIMENTO, 2011), incluindo o percurso das políticas públicas, evidenciaremos os impactos gerados pela situação pandêmica, no que se refere à prática pedagógica, a partir da análise dos documentos que nortearam as interações neste contexto. Assim, pretendemos aguçar o olhar dos educadores para a importância da linguagem no primeiro setênio, apesar das limitações, oferecendo espaço para reflexão sobre como recriar a prática, sem perder de vista o que é essencial oferecer, ainda que de modo adaptado, a fim de promover o desenvolvimento infantil.
References
LUDKË, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. (1986). Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU.
FREITAS, L. C.; BICCAS, M. S. (2009). Políticas públicas e educação básica. São Paulo: Cortez.
NASCIMENTO, A. R. (2011). Educação infantil: história e políticas. São Paulo: Cortez.