Teatro na escola
um território de inclusão e transformação
Keywords:
Teatro, Teatro Estudantil, Jogos Teatrais, Processo Colaborativo, EducaçãoAbstract
Essa comunicação apresenta um relato de experiência sobre as práticas pedagógicas de iniciação à linguagem teatral aplicadas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Antenor Nascentes, para estudantes do ensino fundamental I durante o processo de Oficina de Teatro da Academia Estudantil de Letras (AEL) da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME) em 2019. O projeto propõe que sejam realizadas dinâmicas que explorem outras formas de expressão dos gêneros literários, possibilitando aos educandos o aprofundamento dos saberes a partir de adaptações das obras no formato teatral. OBJETIVO: Refletir sobre a potência do Teatro na escola pública. De que maneira essa linguagem artística promove a inclusão social dos educandos e auxilia no desenvolvimento das competências leitora e escritora. METODOLOGIA: Por meio de um processo colaborativo buscamos despertar o prazer em fazer e apreciar o teatro. RESULTADO E DISCUSSAO: Na EMEF Antenor foram desenvolvidos, jogos teatrais e um processo de criação que culminou em uma peça de teatro apresentadas em dois eventos. A obra escolhida para ser adaptada em peça de teatro, foi o Diário de Julieta 2 do escritor Ziraldo. A escolha desse livro se deu pelo protagonismo feminino, uma vez que no projeto participavam mais meninas do que meninos. Na história tem a presença do Menino Maluquinho, conhecido personagem infantil de Ziraldo, porém a personagem principal é a Julieta. Outro fator para a seleção desse texto foi a possibilidade de todas as crianças disporem de oportunidades igualitárias de participação de destaque na apresentação; em um processo de iniciação, essa preocupação se faz presente e requer atenção. Para realizar esse trabalho utilizamos os conceitos de improvisação e jogos teatrais de Viola Spolin além de jogos e brincadeiras da cultura da infância.