Da educação gesto à poética do encontro
um olhar sobre o exercício da arte de euritmia como disciplina escolar
Keywords:
Experiência, Criatividade, Potenciais, Espontaneidade, PoéticaAbstract
Esta proposta de pesquisa pretende promover a observação da prática da euritmia no âmbito escolar e investigar, em que medida, referenciais externos à tradição dessa arte podem contribuir para a ampliação das possibilidades pedagógicas relativas a essa disciplina. A pesquisa parte da minha necessidade de compreender como se dá o processo criativo dentro da escola, especificamente relacionada às aulas de euritmia. Embora seja este o meu recorte, procurarei compreender também em que medida a estrutura de ensino favorece de fato a potência e expressão criativas, tanto para o educador quanto para o educando, ambos envolvidos no mesmo ambiente. Minhas inquietações mais substanciais surgem quando me deparo com prática da profissão no âmbito pedagógico, carregada de formalidade. Isso constitui um obstáculo na direção do acesso à potência criativa sensível de cada criança. A formação pedagógica eurítmica que me orienta induz a uma forma sistemática e esquematizada no preparo de conteúdos e identifico na metodologia de ensino desta arte de movimento uma série de elementos que são compreendidos como arquetípicos e, de alguma forma, são percebidos como inquestionáveis. Essa orientação limita, sem dúvida, minha prática pedagógica, a qual tem demonstrado, através dos encontros com os estudantes, que muitos fatores importantes na relação com as crianças, ficam de fora do processo em função dos limites que a metodologia impõe. Através da prática na escola com crianças e jovens, essas "certezas" se desestabilizaram, fazendo-me refletir e buscar novas referências para o meu atuar enquanto educadora. E num cenário ainda pandêmico, o processo de experiência continua de forma mais individual e de acordo com o entorno de cada ser envolvidos.