Sentidos da inclusão de alunos com deficiência na pedagogia Waldorf

um estudo na perspectiva histórico-cultural

Autores

  • Lidiane Cristina Maziero

Palavras-chave:

Inclusão escolar, Pedagogia Waldorf, Teoria Histórico Cultural

Resumo

No Brasil, a inclusão de alunos com deficiência é assegurada por meio de políticas públicas após a Declaração de Salamanca em 1994, que foi um marco importante, pois afirma o direito da pessoa com deficiência. Contudo, os alunos ainda enfrentam dificuldades para ter esse direito, quando o assunto é a inclusão. A Pedagogia Waldorf fundamenta-se no princípio de compreender o homem como um ser harmônico, físico-anímico-espiritual, portador de potencialidades que vão se desenvolver ao longo da vida. Tal abordagem pedagógica, por se diferenciar das metodologias tradicionais, possui em seu cerne a inclusão de todos os estudantes em suas diferenças e em suas individualidades. Nessa perspectiva, esse projeto tem como objetivo, investigar como acontece a inclusão escolar de estudantes com deficiência em escolas de Pedagogia Waldorf na perspectiva de seus usuários. Para esta pesquisa, será adotada a metodologia de abordagem qualitativa, com entrevistas com professores de escolas Waldorf brasileiras, famílias, alunos e ex-alunos com deficiência maiores de 18 anos. A fundamentação teórica será conduzida a partir da teoria histórico-cultural de Vygotsky e colaboradores.

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Publicado

2022-07-24

Como Citar

MAZIERO, Lidiane Cristina. Sentidos da inclusão de alunos com deficiência na pedagogia Waldorf: um estudo na perspectiva histórico-cultural. Caderno de Resumos do Congresso, São Paulo, Brasil, v. 2, p. 48–48, 2022. Disponível em: https://conteudofrs.emnuvens.com.br/crc/article/view/255. Acesso em: 19 jun. 2025.