Diálogos entre a perspectiva histórica de Steiner e a perspectiva histórica decolonial como contribuição para o ensino de história no ensino médio Waldorf

Autores

  • Mônica Corbucci

Palavras-chave:

História, Positivismo, Decolonialidade, Pedagogia Waldorf

Resumo

O presente trabalho busca construir pontes entre a forma como a História aparece nos apontamentos de Steiner e as formas que os estudos históricos têm assumido nas últimas décadas, particularmente a perspectiva decolonial. O problema central encontra-se na forte presença da ciência histórica positivista, hegemônica no século XIX, nos textos de Steiner, e quais as possibilidades de leitura, na atualidade, que poderiam ultrapassar este referencial. Aponta-se que, a partir da compreensão de Steiner como um homem do século XIX, da compreensão da noção de sintomatologia histórica e da fenomenologia goetheanística, é possível superar a visão positivista reducionista. Feito isso, as possibilidades de diálogo com as construções históricas que retiram a Europa do centro das narrativas e incorporam histórias outras pode ser feita de forma mais orgânica e consequente nos currículos de História das escolas Waldorf.

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Publicado

2022-07-24

Como Citar

CORBUCCI, Mônica. Diálogos entre a perspectiva histórica de Steiner e a perspectiva histórica decolonial como contribuição para o ensino de história no ensino médio Waldorf. Caderno de Resumos do Congresso, São Paulo, Brasil, v. 2, p. 56–56, 2022. Disponível em: https://conteudofrs.emnuvens.com.br/crc/article/view/239. Acesso em: 19 jun. 2025.