A perspectiva linear nas 7º e 8ª séries
descobertas e uma nova consciência do espaço e de si mesmo
Palavras-chave:
Pedagogia Waldorf, Currículo, Perspectiva linear, Sétima e oitava séries, AntropologiaResumo
O presente trabalho intenciona trazer um caminho para o ensino da Perspectiva Linear nos 7º e 8º anos escolares na Pedagogia Waldorf, procurando embasar o porquê desse ensino, mostrando o sentido desse aprendizado para o aluno dessa faixa etária e apontando a relação entre o desenvolvimento da criança e esse conteúdo curricular; e de como a perspectiva vem ao encontro do amadurecimento e das necessidades desse momento de vida, de modo a contribuir para o desenvolvimento de um pensar abstrato claro. Indicações de Rudolf Steiner e de outros professores fornecem subsídios para um entendimento mais amplo de como introduzir essa matéria. Esta investigação pretende ainda mostrar a importância e os benefícios desta atividade artística como prática autônoma e apontar também para a possibilidade de sua aplicação interdisciplinar, quando então esta atividade artística pode entrar como mediadora ou elo na apresentação de conceitos ou elementos de outras disciplinas. Por meio do estudo, intenciona-se, em última instância, colaborar com os professores para que possam se familiarizar com o tema e, com entusiasmo, possam conduzir seus educandos à descoberta da perspectiva e à compreensão mais profunda do espaço. Para tanto, a metodologia que se pretende desenvolver é baseada em pesquisa bibliográfica e em pesquisa qualitativa apoiada em relatos de experiência com processos pedagógico-artísticos. A reflexão sobre o ensino da perspectiva associada a essa faixa etária sugere propostas pedagógico-artísticas orientadoras de um caminho para o desenvolvimento do aluno de 7º e 8º anos.