Educação alimentar no jardim da infância

a ludicidade na construção de uma alimentação saudável

Autores

  • Clara Ribeiro Jardim
  • Tarita de Souza

Palavras-chave:

Educação alimentar e nutricional, Ludicidade, Desenvolvimento infantil, Pedagogia Waldorf

Resumo

O tema proposto para o trabalho de conclusão do curso é: Educação alimentar na infância: músicas, narrativas e práticas ecológicas, com o objetivo de: 1) investigar práticas educacionais no âmbito alimentar das crianças, principalmente na escola, observando contexto cultural, econômico e legislativo e 2) apresentar propostas e projetos que envolvem a ludicidade em músicas e em narrativas presentes principalmente em Escolas Waldorf, que podem estimular e sustentar uma relação saudável e significativa com a alimentação. Assim, o objetivo principal deste trabalho é discutir a educação alimentar na infância entendendo qual a linguagem e as práticas apropriadas para se comunicar com a infância, por isso a importância de se trazer o lúdico. Esta pesquisa usará como metodologia a revisão bibliográfica utilizando livros, trabalhos acadêmicos e documentários, junto à observação qualitativa da experiência e relato de estágio e de entrevista estruturada.

Downloads

Publicado

2023-11-11

Como Citar

JARDIM, Clara Ribeiro; SOUZA, Tarita de. Educação alimentar no jardim da infância: a ludicidade na construção de uma alimentação saudável. Caderno de Resumos do Congresso, São Paulo, Brasil, v. 3, p. 52–52, 2023. Disponível em: https://conteudofrs.emnuvens.com.br/crc/article/view/300. Acesso em: 18 jun. 2025.