Egressos da pedagogia Waldorf
experiências e relatos de vida
Palavras-chave:
Egressos, Pedagogia Waldorf, Visão de mundo, IdentidadesResumo
Esta pesquisa tem por objetivo mapear experiências dos egressos da pedagogia Waldorf, a fim de analisar o modo como os ex-alunos produzem suas escolhas profissionais, comportamentais, políticas, éticas etc., tomando como referência seu passado escolar. Metodologicamente, foi realizada pesquisa quantitativa, em um primeiro momento, e qualitativa, consecutivamente. A parte quantitativa foi realizada com ex-alunos e egressos de escolas Waldorf, com educação básica, sendo homens e mulheres de 18 a 60 anos. A parte qualitativa conta com quatro entrevistas de ex-alunos selecionados cujas narrativas de vida foram ouvidas, a fim de perscrutar suas visões de mundo, desafios e perspectivas, de modo a permitir conexões e reflexões a respeito da trajetória desses alunos e da construção de suas identidades. O material coletado e analisado nesta pesquisa tem potencialidade para beneficiar a comunidade Waldorf - alunos, educadores, pesquisadores, pais, - e outras comunidades escolares ou não, ao tornar claras e visíveis cientificamente as possíveis contribuições da pedagogia Waldorf para a formação dos alunos oriundos dessa proposta pedagógica.