Movimentos corpóreos e sua relação com o desenvolvimento das linguagens das crianças
Palavras-chave:
Desenvolvimento neurológico, Linguagens, Movimento corpóreo, AntroposofiaResumo
Considerando a complexidade e contínua construção neural da formação das linguagens da criança, entendemos como essencial a investigação sobre o desenvolvimento dessas habilidades que nos conectam ao outro e ao todo que circunda cada indivíduo. Desta forma, um caminho de pesquisa interessante e pertinente se revelou, com a possibilidade de conhecermos e compreendermos os elementos neurológicos envolvidos no desenvolvimento e aquisição das linguagens infantis, assim como sua possível relação com os movimentos corpóreos desde o nascimento do bebê até seus primeiros anos de vida. A hipótese levantada neste trabalho é de que existe uma relação entre o movimento corpóreo e o desenvolvimento das linguagens das crianças, reconhecendo que a linguagem verbal é uma das muitas formas de expressão que elas utilizam para se comunicar. Sendo assim, para refutar ou assentir tal hipótese, a metodologia escolhida foi a revisão da literatura por meio de bases de dados relevantes, tanto para a saúde, quanto para a educação, na intenção de localizar as principais referências relacionadas às linguagens e à motricidade sob os aspectos orgânicos da neurologia, elementos subjetivos, emocionais e socioculturais do ambiente que circunda as crianças, ampliando este diálogo com o referencial teórico antroposófico. A pesquisa ainda está em andamento e até o momento aponta para a confirmação da hipótese inicial, já que verificamos que a aquisição da linguagem oral, assim como o desenvolvimento de outras linguagens expressivas das crianças e o desenvolvimento motor do ser humano sofrem influências de dimensões neurobiológicas e aspectos emocionais e socioculturais nos quais as crianças estão envolvidas.