Diálogos entre o currículo da educação física escolar na pedagogia Waldorf com a Base Nacional Comum Curricular
Palavras-chave:
Currículo, Educação Física, Pedagogia Waldorf, BNCCResumo
Atualmente, a constituição do currículo nas escolas é cada vez mais fonte de estudos, diálogos e conflitos, e a Educação Física está imersa nesse jogo de poder e, por isso, torna-se necessária a investigação do currículo. A questão problema da presente pesquisa foi: como dialogam entre si os currículos da Educação Física na Pedagogia Waldorf e na Base Nacional Comum Curricular? O objetivo da presente pesquisa foi, por meio do método comparativo, realizar uma análise dos conteúdos em cada ano que compõe a educação básica, considerando as fontes bibliográficas que orientam os respectivos currículos. Como conclusão, podemos diferenciar os currículos pela data em que foram elaborados, também a concepção do currículo e a escolha dos conteúdos, em especial o de ginástica, torna-se questionável o caráter higienista e terapêutico da Pedagogia Waldorf, o qual cita objetivos de movimentos ginásticos como fim para o desenvolvimento integral do ser humano, enquanto a BNCC apresenta uma abordagem culturalista, aborda questões sociais, corporalidade, mídia e tecnologias, e vêm sendo objeto de estudo acadêmico e profissional com mais frequência e multiplicidade que o currículo da Pedagogia Waldorf. Em relação ao eixo danças, na Pedagogia Waldorf pouco se encontra em referência ao idealizador da Pedagogia, Rudolf Steiner, mas, atualmente, grupos de pesquisa, como o Grupo Pé de Dança, filiado à Faculdade Rudolf Steiner, vem promovendo trocas de experiências com profissionais da dança e acadêmicos para enriquecer as bibliografias sobre o assunto, enquanto a Base insere a dança em parceria com o contexto local, ao elencar danças urbanas, de salão e de matrizes históricas. Conclui-se que os currículos apresentam notáveis diferenças nas questões históricas, nos objetivos da prática e na justificativa teórica para realizá-la, e que futuros estudos podem trazer mais esclarecimentos sobre o currículo da Educação Física na Pedagogia Waldorf.