Pesquisa participante, objetivação participante, emancipação social
conceitos em diálogo na pesquisa com grupos em situação de vulnerabilidade social
Palavras-chave:
Pesquisa participante, Objetivação participante, Paulo Freire, Pierre Bourdieu, Rudolf SteinerResumo
Este trabalho apresenta reflexões geradas a partir de experiências de pesquisa em nível de graduação e pós-graduação (Mestrado e Doutorado) no campo educacional, com o intuito de colocar em diálogo diferentes olhares: o da educação popular, com as contribuições de Paulo Freire, o da sociologia/sociologia da educação por meio de estudos aprofundados da obra do sociólogo francês Pierre Bourdieu e o viés humanista e artístico da Pedagogia Waldorf/Antroposofia com o legado de Rudolf Steiner. O entrecruzamento de ideias e inspirações dessas perspectivas se reflete em uma trajetória de pesquisa que, sobretudo, busca a emancipação humana como fim. A pesquisa participante e a objetivação participante, conceitos específicos que serão apresentados ao longo do trabalho, são formas de se realizar pesquisa que levam em consideração a centralidade do sujeito, a horizontalidade entre pesquisador e participantes; o sair de seu lugar de estrangeiro para sentar-se o mais próximo possível do outro, o nativo, para ouvi-lo. Para além de ferramentas metodológicas, são posturas que se assumem em campo e que alcançam resultados frutíferos. Nossas pesquisas, realizadas com grupos de catadores(as) de materiais recicláveis e pessoas em situação de rua há quase duas décadas, demonstram a riqueza teórico-metodológica de se trabalhar nessa direção. Entre os resultados mais sensíveis, vale destacar o reencontro dos sujeitos pesquisados com a própria história. A partir de nossos questionamentos, iam eles mesmos se questionando entre si, relembrando histórias, trazendo fotos e documentos e contribuindo como podiam com a pesquisa realizada. Assim, gostaríamos de socializar, no âmbito do GT Iniciação Científica: múltiplas experiências e desafios da pesquisa, os limites e as possibilidades das abordagens de pesquisa participante a partir de nosso próprio percurso no campo educacional, com vistas a dialogar acerca de caminhos de pesquisa que levem a uma educação para e como prática da liberdade e da emancipação humanas.