O desenvolvimento da linguagem como caminho para a liberdade
um olhar para a educação infantil
Palavras-chave:
Educação Infantil, Pedagogia Waldorf, LinguagemResumo
A pesquisa em questão tem por objetivo evidenciar a importância do desenvolvimento da linguagem como caminho para a liberdade, tomando, como contexto de investigação, a Educação Infantil. Levando em consideração, ainda, a pandemia da COVID-19, que ganha espaço desde o início de 2020, e devido a protocolos necessários à contenção do vírus, gerou consequente influência nas práticas pedagógicas. A temática demonstra grande relevância, vivências sensoriais se limitaram às diretrizes instituídas pelo âmbito oficial, a falta do convívio social, o isolamento, a restrição de espaço, pessoas, foram levantando questionamentos a respeito da construção e elaboração da linguagem e, também, da liberdade da criança, além dos impactos dessas mudanças no seu desenvolvimento integral, ainda que em longo prazo. A pesquisa, por sua vez, tem como proposta oferecer um cenário de concepções e práticas pedagógicas que consideram a criança um ser dotado de corpo, alma e espírito e reconhecem a necessidade de um olhar mais aprofundado sobre seu desenvolvimento, a partir dos sentidos. Complementar a todo panorama, faremos uma revisão bibliográfica sobre esta temática e os dados serão considerados sob o prisma da Análise do Discurso de linha francesa, a partir das considerações de Maingueneau (2005), e das contribuições de Koch (2011), da área da Linguística textual. Após o levantamento, realizado a partir da pesquisa de Jardim (2021), faremos a sistematização do material coletado, elaborando um panorama composto por concepções e propostas práticas que considerem a multiplicidade de sentidos que constituem a criança e a relevância dessas para o desenvolvimento saudável da linguagem e, por sua vez, como essa última pode relacionar-se com a construção e aquisição da liberdade na infância, partindo das noções de linguagem e liberdade em Rudolf Steiner.
Referências
Maingueneau, D. (2005). Análise do Discurso.
Koch, I. V. (2011). Linguística textual.
Jardim, A. (2021). Pesquisa sobre desenvolvimento da linguagem.