O currículo multicultural & intercultural do ensino médio na educação musical steineriana
Palavras-chave:
Currículo de Música, Interculturalidade, Decolonialidade, Educação Musical SteinerianaResumo
Este trabalho apresenta questões minhas e de muitos professores de música das escolas steinerianas (Waldorf): os temas da multiculturalidade e da interculturalidade como potência afirmativa presente nos currículos de música dessas escolas, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Apresentarei a base epistemológica da pedagogia steineriana, discutindo suas relações com dois conceitos formulados pelo sociólogo e professor português Boaventura de Sousa Santos: o de ecologia de saberes e o de epistemologias do Sul, na tentativa de encontrar pontos de conexão e de apresentá-los como mais uma alternativa às epistemologias dominantes, podendo se contrapor a estas. O objetivo final é compreender um pouco melhor a educação musical steineriana no Ensino Médio, pois foi a que menos tive oportunidade de trabalhar em minha carreira docente. Percebo os fenômenos sociais do presente, como necessidade de encarar a importância de trazer para dentro das escolas as culturas locais, fortalecendo uma pedagogia voltada para o lugar, para o tempo presente, buscando uma educação musical decolonial. Apresentarei observações dos estágios nas aulas de música no Ensino Médio de duas escolas steinerianas: uma escola urbana na periferia de São Paulo e uma escola rural, situada no bairro Demétria em Botucatu, na intenção de mostrar a diversidade de metodologias e repertórios musicais escolhidos pelos professores individualmente. O intuito maior será apresentar como e se a busca pela decolonialidade está presente nessas duas escolas.