A arte contemporânea enquanto proposta pedagógica
o exemplo da 34ª Bienal de São Paulo
Palavras-chave:
Arte, Arte contemporânea, Arte-educação, Pedagogia, Formação docenteResumo
A apresentação pretende levantar alguns dos resultados parciais da pesquisa A arte contemporânea no desenvolvimento criativo de futuros professores, realizada a fim de investigar as possíveis interfaces do estudo e da prática da arte contemporânea com a prática pedagógica, em especial no contexto de formação de professores. A pesquisa tem como objetivo observar a presença, em obras de arte contemporânea, de possíveis elementos que contribuam para o fortalecimento e a ampliação da atividade docente, em especial em seus aspectos criativos, transdisciplinares e sociais. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica em torno de teóricos da arte-educação, assim como um levantamento, a partir de publicações e eventos recentes de arte contemporânea, de exemplos de obras e artistas da atualidade em que a atividade artística se destaca como área do conhecimento permeável ao diálogo com a pedagogia – em especial com propostas de educação críticas e libertadoras. Nesse sentido, foram encontrados resultados relevantes, que apontam uma presença marcante de questões pedagógicas em obras de artistas da atualidade, assim como teóricos que ressaltam a importância da abordagem da arte contemporânea para a formação docente, sobretudo por sua aproximação com o campo social e estímulo a lógicas emancipadoras e criativas. No contexto brasileiro, foram encontrados diversos artistas que estabelecem paralelo com práticas educativas e entendem a arte como lugar de diálogo, desenvolvimento de novos saberes e lógicas transdisciplinares. Na apresentação, serão destacadas, especialmente, algumas das obras apresentadas na 34ª Bienal de São Paulo, ressaltando o papel deste evento como aglutinador de questões prementes na sociedade brasileira e agente promotor da atuação da arte contemporânea em torno de propostas educativas.