O caminho do educador na contação de histórias para crianças

parte bibliográfica

Autores

  • Carla Xavier Vanderlinde

Palavras-chave:

contação de histórias, narrativas, linguagens, tradição oral, preparo do educador

Resumo

Desvendar o caminho do educador no processo de contação de histórias é o tema desta pesquisa, com foco na Educação Infantil. Para responder às seguintes perguntas: como o professor se prepara para o processo de contação de histórias em sala de aula e quais contos e recursos mais adequados a cada idade, comecei com uma pesquisa bibliográfica acerca do tema. No início deste processo, a importante obra de Regina Machado traz as reflexões iniciais sobre a arte de contar histórias. Seu trabalho pretende despertar nos educadores a descoberta de seus próprios recursos de aprendizagem – tanto internos, quanto externos. A arte de contar histórias começa com a escuta por parte do educador, perpassando pela importância da contação dos contos tradicionais, que levarão as crianças à futura aprendizagem da escrita. Ouvir contos constrói imagens internas, que servirão, posteriormente, para compor seu rico arsenal de linguagem. A bibliografia destaca passos importantes na arte de contar histórias, como o preparo do narrador, como ele trabalha com antecedência as histórias, pois se trata de um conteúdo muito especial e sagrado para ser transmitido às crianças; a periodicidade (que deve ser feita de maneira rítmica); a preparação do ambiente onde vai chegar a história (que deve ser bonito e especial); a seleção do conto de fadas (principalmente, os contos dos Irmãos Grimm). A pesquisa também pretende se aprofundar nos recursos que podem ser usados para que esse processo aconteça de uma forma mágica e única, em que gestos, sons, instrumentos, uso de bonecos, panos e outros materiais simples, naturais e não estruturados podem contribuir no processo da narração. Sobre a metodologia, depois do estudo aprofundado da bibliografia da área, a proposta é entrevistar relevantes nomes de professores experientes e contadores de histórias do Brasil para, com seus relatos, incrementar as informações que foram coletadas nesse processo.

Downloads

Publicado

2022-07-24

Como Citar

VANDERLINDE, Carla Xavier. O caminho do educador na contação de histórias para crianças: parte bibliográfica. Caderno de Resumos do Congresso, São Paulo, Brasil, v. 2, p. 35–35, 2022. Disponível em: https://conteudofrs.emnuvens.com.br/crc/article/view/240. Acesso em: 19 jun. 2025.